Os 40 dias sem plástico da Quercus



Quando vão às compras, já repararam que TUDO vem em plástico?


Nos 40 dias que antecedem a Páscoa, a Quercus lançou um desafio a todos os Portugueses: 40 dias sem plástico. Segundo esta associação, a iniciativa tem como objectivo a minimização da utilização de produtos descartáveis, sensibilizando a população para um estilo de vida mais sustentável e amigo do ambiente. O consumo de produtos descartáveis e com micro plásticos tem aumentado anualmente, pois "259 milhões de copos de café, 10 biliões de beatas de cigarros, 40 milhões de embalagens de take away, 1 bilião de palhinha de plástico e 721 milhões de garrafas descartáveis são consumidos em Portugal"

No mesmo dia em que o desafio foi lançado, debatia-se no Parlamento a proibição de uso de louça descartável na restauração, com os diferentes partidos a apresentarem alternativas ao uso deste material. As medidas apresentadas e posteriormente votadas pelos deputados com acento parlamentar, visam a não disponibilização de utensílios de plástico descartáveis, tais como copos, pratos, talheres e palhinhas, oferecendo outras alternativas mais eco friendly.

Portugal encontra-se na mesma linha da frente que a França e o Reino Unido como um dos países que consomem excessivamente este tipo de produtos, contudo, alguns deles já estão munidos de legislação pronta para diminuir o consumo de plásticos. Portugal já efectuou alguns testes nos quais passou com distinção. No festival de música NOS Primavera Sound de 2017, dos 300 mil copos colocados à disposição, 150 mil eram eco cups. Com o pagamento de uma caução de apenas 2€ reembolsáveis, com a entrega do copo no final do consumo, diminuíram-se drasticamente os copos de plástico no relvado do Parque da Cidade do Porto. 

Estes copos, e outros objectos provenientes do mesmo material, se não forem devidamente tratados, vão directamente para os aterros onde rapidamente se transformam em lixo e detritos. Para além do problema da lenta decomposição, há o acréscimo de partículas de micro-plástico no ambiente aquático ameaçando a biodiversidade marítima, a sua cadeia alimentar e a dos humanos.

Cá por casa, 80% da nossa reciclagem é plástico. Sempre que vamos às compras a questão mantêm-se: como é que a maioria dos produtos vem em plástico?! 
Nos próximos 40 dias vamos vos dar dicas de como podemos sobreviver muitos dias (não apenas 40) sem plástico. 
Juntem-se a nós nesta iniciativa através do hashtag #40DiasSemPlástico no nosso Instagram (@minimalismoadois).





Minimalismo a dois

Sem comentários:

Enviar um comentário