Abril. Viagens mil



A gíria popular diz que em Abril, águas mil. Para nós é sempre o mês da correria e este mês será viagens mil. Temos dois aniversários que implicam bastante dedicação: um de uma das progenitores. O outro é o dele. E o dele é muito especial!

A nossa abordagem minimalista da vida não nos limita na nossa relação com as coisas e com as pessoas e muito menos nos prejudica no modo como sentimos e vivemos as nossas emoções. Muito pelo contrário, liberta-nos. Adquiri o livro de Fumio Sasaki "Adeus coisas" e, à medida que o lia, ia-me identificando com o que o autor defendia mas ao mesmo tempo ficava um pouco aquém de algumas escolhas que ele foi fazendo dentro do minimalismo.
Fumio declarou-se como uma pessoa comum: acumulava cds e livros como todos nós; muitos deles estavam espalhados pela casa à espera da sua vez. O prazer da aquisição era superior ao utilitarismo do objecto. Mas Fumio reduziu o seu apartamento única e exclusivamente ao necessário.O seu quarto fico reduzido a  paredes e a um colchão que ele facilmente arrumava no armário. Não queremos ir até ao extremo como Fumio foi.

Como já tiveram oportunidade de ler anteriormente, depois da lua de mel fizemos uma limpeza geral cá em casa. Tudo o que não nos fazia falta, tudo o que estava à espera em prateleiras presos por memórias ficou fora da nossa vida. Muitos artigos foram doados, outros vendidos. Em tempos pensei que nunca conseguiria desfazer-me de livros. Mas como é que as pessoas conseguem desfazer-se de livros? Nunca! - Parecia eu que estava a jogar ao famosíssimo Eu nunca, jogo fortemente conhecido no mundo dos jantares de grupo.


Certo é que a nossa vida mudou bastante. Com o minimalismo temos recuperado tempo e espaço, temos novos planos e objectivos, estamos psicologicamente mais saudáveis e sentimos-nos livres e em paz de espírito. "Sinto que desde a lua de mel tenho imensa vontade de viajar. Não sentes o mesmo?!" - Perguntei-lhe. Sinto que o minimalismo me puxou para o mundo, para o conhecimento e principalmente para a felicidade plena. 

Já temos destino, onde dormir e data de partida e de chegada. Este ano vai ser o melhor dos aniversários!








Minimalismo a dois

Sem comentários:

Enviar um comentário